
Talvez você tenha visto no título a expressão “filmes sobre gestão“ e já esteja esperando uma lista de documentários ou vídeos técnicos. Se foi esse seu pensamento, você irá se surpreender. Não há disso nessa lista. Inclusive, alguns dos filmes você já pode ter visto e talvez pense que eles não têm nada a ver com gestão.
Certamente nenhum deles é especificamente sobre isso, porém acreditamos que a gestão está mais ligada a valores do que regras.
Valores como: coragem, empatia, persistência. Destes valores, esses filmes estão cheios. Então, por que não aliar o útil ao agradável?
Confira a nossa lista com 06 filmes sobre gestão, escolha os seus favoritos, e já vai preparando a TV para aprender mais.
- O Homem que Mudou o Jogo (2011 )
À primeira vista, esse pode parecer um filme sobre esportes, mas ele passa longe disso. O seu principal tema é sobre gestão financeira, o que é uma habilidade essencial para qualquer gestor.
O filme, que é baseado em uma história real, nos apresenta Billy Beane, um gerente de um time de baseball que não anda muito bem financeiramente. Ainda assim, para competir com os outros times de igual para igual, ele precisa de grana para contratar jogadores melhores. Como ele não tem , decide inovar e fazer o que nenhuma outra pessoa havia feito no esporte até então: usar a estatística a seu favor.
Junto com seu parceiro, ele desenvolve um método de análise estatística dos jogadores, que o permite cruzar o rendimento deles em campo versus o seu preço de compra, para garantir o melhor custo-benefício na compra dos jogadores.
O resultado dessa história você só vai saber vendo o filme, mas a lição já fica daqui: se as coisas não estão funcionando, o melhor caminho é inovar.
- O Jogo da Imitação (2014)
Talvez você nunca tenha ouvido falar de Alan Turin, embora ele esteja mais presente na sua vida do que você imagina. Quer dizer, ele não, mas as suas ideias. Ele é considerado um dos pais da computação, já que por meio dele é que foi possível criar o que conhecemos hoje como computador.
Que ele era um gênio já deu pra perceber, não é? Isso não quer dizer que ele não tinha problemas. Pelo contrário, ele era arrogante, solitário e tinha muita dificuldade em trabalhar em equipe. Características que não combinam com um bom gestor, concordam?
É justamente isso que ele vai precisar aprender, para conseguir decifrar o código criptografado dos nazistas e ajudar os Aliados a vencerem a Segunda
Guerra. Se você quer aprender mais sobre liderança e o trabalho em equipe, mesmo sob circunstâncias adversas, não deixe de assistir esse filme.
- Steve Jobs (2015)
Difícil falar sobre gestão e empreendedorismo e não mencionar Steve Jobs. Esse longa retrata alguns dos principais momentos da vida do gênio: o lançamento do Macintosh, da NeXT e do iMac. Mais importante do que ver como a mente desse visionário estava à frente do seu tempo, esse filme ainda traz o trunfo de abordar a sua vida pessoal.
Como balancear a vida profissional e a pessoal? Que gestor que nunca se fez essa pergunta? Neste filme, você poderá ter uma ideia de como o criador da Apple fazia isso, enquanto criava uma das marcas mais valiosas do mundo.
Steve Jobs é a prova de que com coragem e foco você pode levar o seu negócio longe, mesmo que cometa erros no meio do caminho.
- Coco, Antes de Chanel (2009 )
Se hoje ainda é difícil ver mulheres empreendedoras, imagina no século passado. Os desafios eram ainda maiores. Mas foi contra toda a probabilidade que a estilista francesa Coco Chanel conseguiu prosperar e criar uma grife reconhecida no mundo todo.
Hoje “Chanel” é um símbolo de luxo, porém requinte era o que passava longe da vida dessa mulher, antes de deslanchar como empresária. Ela era órfã e pobre, mesmo assim revolucionou o mundo da moda ao começar a criar peças femininas inspiradas no vestuário masculino. Ou seja, mais confortáveis e casuais.
O filme trata justamente desse período, antes dela vencer na vida. Se você é uma empreendedora mulher ou quer saber mais sobre o empreendedorismo feminino, não pode deixar de assistir.
- À Procura da Felicidade (2006 )
Não tem como falar de gestão sem falar de inspiração. E não tem como falar de inspiração sem falar neste filme, que já virou um clássico. Ele apresenta a história de vida de Chris Gardner, o pai de um filho pequeno, desempregado e abandonado pela mulher, que tenta sobreviver frente a um mar de problemas em que ele está afundando.
Ele vende um produto que ninguém quer comprar, está quase sem ter onde morar, mesmo assim ele arranja um tempo para estudar e realizar o s eu estágio não remunerado, na busca de ter uma vida melhor.
“À Procura da Felicidade” é um filme sobre superação e motivação. Ele nos mostra que o sucesso não vem do nada e que é preciso se superar todos os
dias. Esse é o tipo de comprometimento que você deve incentivar no seu time.
- Fome de Poder (2017)
O filme retrata a história de Ray Kroc, um vendedor de máquinas de milk shake que luta para se manter nos negócios. Ele é uma pessoa ambiciosa, mas que está presa em uma realidade que ele não quer aceitar. Tudo muda quando ele conhece os irmãos McDonald e os ajuda a tornar sua pequena lanchonete em uma das maiores redes de fast food do mundo, por meio de estratégias moralmente questionáveis.
Esse filme também vai para aquela lista do “aprender pelo o oposto”, já que Kroc certamente não apresenta o melhor exemplo de uma gestão saudável. Mesmo assim, uma coisa é inegável: ele tinha visão. Ele olhava para o McDonald’s e sabia do seu potencial, que ele poderia ganhar o mundo. E assim ele fez. Certamente devemos questionar seus métodos, mas uma coisa é certa: um bom gestor precisa ter esse nível de visão para conseguir o sucesso.
Seja baseado ou não em histórias reais, os filmes sobre gestão podem nos ajudar a dar aquele “click” que faltava, inspirar, ensinar, emocionar e mostrar de outras formas conteúdos que muitas vezes já sabemos, só nunca aplicamos da maneira proposta.
Sair da zona de conforto nunca é fácil, mas, como muitos desses filmes vão mostrar, vale bastante a pena.
Por CIDA NASCIMENTO – SÓCIA DIRETORA FINANCEIRA – CONFIANCE FACILITIES