9 Dicas Saúde Mental

Categoria:

No dia 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que estava em curso uma pandemia denominada COVID-19.

A Pandemia de COVID-19, causada pelo vírus SARS-COV2, é um fenômeno mundial de características ímpares, no sentido de sua extensão, velocidade de crescimento, impacto geral na população e nos serviços de saúde, devastador e destruidor de muitas economias e mercado financeiro.  

Alguns de seus impactos são semelhantes aos de outras epidemias, outros só estão sendo vistos no presente momento e, certamente, no futuro a percepção desta pandemia ainda será modificada.

Embora os sintomas respiratórios sejam a face mais conhecida da Covid-19, estresse pós-traumático, depressão e ansiedade já foram descritos em pacientes com a doença.

O estresse motivado pelo distanciamento social também pode levar a alterações imunológicas, com maior produção de substâncias inflamatórias mesmo em pessoas que não foram infectadas. Neste sentido, pesquisadores que tratam desse tema, chamam atenção para a maior vulnerabilidade de alguns grupos, como trabalhadores da saúde, idosos e obesos, que apresentam maior suscetibilidade tanto para quadros graves de Covid-19 quanto para distúrbios psiquiátricos.

Outro fator motivador de estresse é o medo da falta de recursos, fechamentos de negócios, fechamentos de empresas, e gerando recordes no numero de desempregados e endividados.

O uso desenfreado de informações falsas, distorcidas e também a politização da pandemia agravou mais ainda esse quadro devastador.

Estudo realizado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UEFJ) revelou um aumento de 90% nos casos de depressão. Já o número de pessoas com crises de ansiedade e sintomas de estresse agudo praticamente dobrou entre março e abril de 2020.

O cotidiano individual também adoeceu: diversos estudos apontam para um crescimento no consumo de bebidas alcoólicas, cigarro e comida ultra processada no período de distanciamento social. Em contra partida, hábitos saudáveis, como exercícios físicos, sono de qualidade e boa alimentação perderam terreno.

Exatamente como um vírus, a infodemia se alastrou, principalmente através das redes sociais, infectou milhões de pessoas e causou estragos em diversos contextos, influenciando o comportamento coletivo e dificultando a superação da Covid-19.

 Bom, é exatamente isso que milhões de brasileiros estão enfrentando: são tantas notícias, falsas e verdadeiras, que fica difícil saber como agir. E mais difícil ainda é não ceder ao pânico.

Afinal, somos impactados tantas vezes e por tantos canais diferentes (televisão, internet, rádio, jornal impresso, blogs, aplicativos de bate-papo etc.) que é impossível desviar o olhar e evitar uma sobrecarga. É neste ponto que a infodemia ataca, nos tornando indivíduos angustiados, deprimidos, exauridos e até prostrados ou apáticos.

Listei aqui pra vocês 9 dicas para manter uma saúde mental.

1 – Durma bem.

Cuide do seu sono, procure manter a rotina e horários para dormir.
Procure não comer comidas pesadas, não ingerir álcool ou cafeína, mantenha um controle de uso e acesso a redes sociais quando estiver deitado para dormir.

2 – Use a tecnologia a seu favor.

Sabemos que a tecnologia é fundamental no dia a dia. Virou um fenômeno na pandemia.
Faça cursos gratuitos, mantenha-se atualizado, faça lives com os amigos, familiares.

3 – Contatos com os amigos

Mesmo mantendo o distanciamento, você pode manter contato com amigos, fazer lives.

Fale sobre o futebol, sobre aquele filme, sobre aquele dia que alguém fez algo engraçado, mantenha contatos, contem piadas, atualizem os amigos das novas travessuras da filha ou do filho que esta crescendo.

4 – Pratiquem suas crenças

Em quem você acredita ou no que você acredita, pouco importa, só pratique isso.
Você é protestante, católico, budista, espírita ou é tudo isso, ou não é nada, só acredita em Deus, ou em Bunda, ou em Maomé, não importa, mesmo na pandemia pratique sua crença.

Gosta de fazer suas orações antes das refeições, ou antes de dormir, continue.
Chame seus amigos e faça suas orações, mesmo a distancia, cantem juntos, faça uso da tecnologia pra isso.  

5 – Pratique família.

O quero dizer com isso.

Assistam filmes juntos, leiam livros juntos, façam atividades juntos, cozinhem juntos.
Procurem conversar mais com seus familiares, procurem curtir o momento que estão juntos.

Procurem descobrir mais sobre seus filhos, seu cônjuge, seus pais.

6 – Pratiquem caridade

Uma coisa que deixa o coração mais calmo é a pratica da caridade.

Usem isso para fazer o bem e não para propaganda.

Se você tem condições de ajudar, ajude.

Se você tem condições de alimentar, alimente.

Se você tem condições de fazer o bem, faça.

7 – Pratiquem exercícios

A prática de exercícios trás benefícios para a saúde física e principalmente para a saúde mental.

Uma caminhada ao amanhecer ou no final do dia, ouvindo sua musica favorita, andar de bicicleta, um banho de mar, correr no parque, na quadra, na praia, tudo isso é de graça e faz bem.

8 – Acredite em você

Não é uma questão de orgulho. É uma questão psicológica e ideológica.

Acreditar em você mesmo é fundamental.

Um marinheiro quando esta em uma tempestade, a primeira coisa que ele aprende é confiar em si mesmo, é acreditar em seu preparo.

Acreditar em si mesmo promove crescimento e desenvolvimento individual, pare de se vitimar, de usar o a sua crença, sua raça, sua cor, sua família pobre como desculpa para você crescer.
Aprenda a superar suas dificuldades e seus medos.

Sai da zona de conforto, tenha inteligência emocional, trabalhe sua criatividade, tenha espírito prático, seja responsável, tenha empatia, saiba trabalhar em grupo.

9 – Não perca a FÉ

Livro de Hebreus – 11- V 1, 33, 34

1 – Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.

33- Os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões,

34 – Apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos.

Por MACIEL NASCIMENTO – CEO CONFIANCE FACILITIES E P2MC CONSULTORIA CONTÁBIL

Compartilhe nas redes sociais:

LinkedIn
Facebook
WhatsApp
Email

Artigos Relacionados:

Solicite
Nossos Serviços

Entupiu

Entupiu? Chame-nos aqui!

solicite
Purifog

Trabalhe
Conosco

Solicite
Nossos Serviços