Todo gestor de manutenção deve fazer uso dessa ferramenta tão importante, pois trás confiança aos usuários e durabilidade aos ativos da empresa.
De acordo com a Norma ABNT NBR 5462/1994, Manutenção Preventiva é: Manutenção efetuada em intervalos predeterminados, ou de acordo com critérios prescritos, destinada a reduzir a probabilidade de falha ou a degradação do funcionamento de um item.
O objetivo de uma Manutenção Preventiva é á prevenção de falhas, panes, quebras, garantir a segurança dos usuários, a disponibilidade e a confiabilidade dos equipamentos em uso.
Um Plano de Manutenção Preventiva deve ser elaborado de acordo com a necessidade e característica de cada ambiente, seguindo um roteiro, sempre bem documentado e que deve seguir como base de apoio aos profissionais envolvidos na manutenção, assim garantindo o alto índice de segurança e qualidade.
Toda e qualquer tarefa do setor de manutenção deve ser planejada previamente, o planejamento de ações está relacionado diretamente com a redução de custos de manutenção.
Um dos principais benefícios do Plano de Manutenção Preventiva é a redução de custos, a redução de desperdícios de materiais, desperdícios de mão de obra e recursos ligados a área de manutenção.
Sabe-se que em uma atividade realizada sem planejamento, existe 65% de desperdício de tempo. Ou seja, dentro das 8 horas normais de trabalho, apenas 2,8 horas são de fato aproveitadas.
Para minimizar ao máximo essa perda de tempo dentro das atividades de manutenção, o melhor a se fazer é implantar corretamente sistemáticas de Planejamento e Controle da Manutenção. Dessa forma, podemos dimensionar de forma assertiva o volume de atividades que devem ser feitas para manter os ativos disponíveis e confiáveis.
Após a implantação do Plano de Manutenção Preventiva, a expectativa é que o Tempo Produtivo de Trabalho suba de 35% para no mínimo 65%. Em um primeiro momento essa já é uma elevação gigantesca na produtividade da equipe, consiste basicamente em elevar o tempo produtivo de 2,8 horas para 5,2 horas.
Embora seja uma prática comum em boa parte dos locais, ignorar a necessidade de um planejamento de manutenção é um erro que pode comprometer a produtividade da empresa e também a segurança dos seus funcionários. Além disso, traz gastos desnecessários com peças de reposição e também a depreciação do patrimônio. Com um plano de manutenções preventivas bem definido, você terá a garantia do bom funcionamento das suas máquinas e também um aumento da sua vida útil.
Em um primeiro momento, a Manutenção Preventiva pode parecer um pouco mais cara. Porém, seus ganhos e benefícios à médio e longo prazo são benéficos para manter a operação em funcionamento com um custo menor.
Nós da CONFIANCE FACILITIES podemos desenvolver um Plano de Manutenção Preventiva de acordo com as necessidades do seu negocio.
Por MACIEL NASCIMENTO – CEO P2MC CONSULTORIA CONTÁBIL – CEO CONFIANCE FACILITIES